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terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

2010 11 SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE
CADASTRO RESERVA NO CARGO DE ANALISTA DE GESTÃO EDUCACIONAL
ANEXO I – OBJETOS DE AVALIAÇÃO
1. CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS
1.1. LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e intelecção de textos. 2. Tipologia textual.
3. Figuras de linguagem. 4. Ortografia. 5. Acentuação gráfica. 6. Emprego do sinal indicativo
de crase. 7. Formação, classe e emprego de palavras. 8. Sintaxe da oração e do período. 9.
Pontuação. 10. Concordância nominal e verbal. 11. Colocação pronominal. 12. Regência
nominal e verbal. 13. Equivalência e transformação de estruturas. 14. Paralelismo sintático.
15. Relações de sinonímia e antonímia.
1.2. ATUALIDADES: 1. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como:
desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, rela-
ções internacionais, educação, saúde, segurança, artes e literatura com suas vinculações históricas.
2. Noções de cidadania.
1.3. NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1. Direito Administrativo: conceito,
fontes, princípios. 2. Conceito de Estado, elementos, poderes e organização. 3. Governo
e Administração Pública: conceitos. 4. Administração Pública: natureza, elementos, poderes e organização, natureza, fins e princípios, administração direta e indireta, planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competência, controle, organizaçãoadministrativa da União. 5. Agentes públicos: espécies e classificação, direitos, deverese prerrogativas, cargo, emprego e função públicos, regime jurídico único: provimento,vacância, remoção, redistribuição e substituição, direitos e vantagens, regime disciplinar,
responsabilidade civil, criminal e administrativa. 6. Atos administrativos: conceito er equi s i tos ,   a t r ibutos ,   inva l ida ç ão,   c l a s s i f i c a ç ão,   e spé c i e s .  7.  Pode r e s   admini s t r a t ivos :poder vinculado, poder discricionário, poder hierárquico, poder disciplinar, poder regulamentar, poder de polícia. 8. Do uso e do abuso do poder. 9. Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle, forma, meios e requisitos, delegação: concessão, permissão, autorização, controle e responsabilização da administração: controleadmini s t r a t ivo,   cont rol e   judi c i a l ,   cont rol e   l egi s l a t ivo,   r e spons abi l idade   c ivi l  do Es t ado.10.  Le i  nº  8.112/90,   adot ada  pe lo Di s t r i to Fede r a l  por  me io da  Le i  nº  197,  de  4/12/1991.
1.4.  LEI  ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL:  1.  Dos  Fundamentos  da  Organi z a ç ão
dos  Pode r e s   e  do Di s t r i to Fede r a l .  2.  Da  organi z a ç ão do Di s t r i to Fede r a l .  3.  Da  Organiz a ç ão Admini s t r a t iva  do Di s t r i to Fede r a l .  4.  Dos  Se rvidor e s  Públ i cos .

1.5.  NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL:  1.  Di r e i to Cons t i tuc iona l :  na tur e z a ,
conc e i to  e  obj e to.  2.  Pode r  Cons t i tuint e .  3.  Supr ema c i a  da  Cons t i tui ç ão  e   cont rol e  de
constitucionalidade. 4. A repartição de competência na Federação. 5. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, da nacionalidade ,  di r e i tos  pol í t i cos   e  dos  pa r t idos  pol í t i cos .  6.  Organi z a ç ão pol í t i co  admini s t r a t iva  doEstado, União, Estados Federados, Municípios, Distrito Federal e Territórios. 7. Da Administração Pública. 8. Do Poder Legislativo: fundamento, atribuições e garantias de independênc i a .  9.  Do Pode r  Exe cut ivo:   forma   e   s i s t ema  de  gove rno,   che f i a  de  Es t ado  e che f i a  de  gove rno,   a t r ibui çõe s   e   r e spons abi l idade s  do Pr e s ident e  da  Repúbl i c a .  10.  Do Pode r   Judi c i á r io:   fundamento,   a t r ibui çõe s   e  ga r ant i a s .  11.  Da s  Funçõe s  Es s enc i a i s   à Jus t i ç a .  12.  Da  De f e s a  do Es t ado  e  da s   Ins t i tui çõe s  Democ r á t i c a s :  do  e s t ado de  de f e s a , do estado de sítio, das Forças Armadas, da Segurança Pública. 13. Da Ordem Social: base e  obj e t ivos  da  ordem  soc i a l ,  da   s egur idade   soc i a l ,  da   educ a ç ão,  da   cul tur a ,  do desporto, da ciência e tecnologia, da comunicação social, do meio ambiente, da família, da criança, do adolescente, do idoso e dos índios.
2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
2.1. CARGO: ANALISTA DE GESTÃO EDUCACIONAL – ESPECIALIDADE:
ADMINISTRAÇÃO  (CÓDIGO 101)
1. Noções de Administração. 1.1. Características básicas das organizações formais mode rna s :   t ipos  de   e s t rutur a  organi z a c iona l ,  na tur e z a ,   f ina l idade s   e   c r i t é r ios  de  depa r t ament a l i z a ção.  1.2.  Proc e s so organi z a c iona l :  pl ane j amento,  di r e ç ão,   comuni c a ç ão,   controle e avaliação. 1.3. Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e   indi r e t a ;   agênc i a s   exe cut iva s   e   r egul ador a s .  1.4.  Ge s t ão de  proc e s sos .  1.5.  Ge s t ão de contratos. 1.6. Planejamento Estratégico. 2. Noções de Administração Financeira e Orçamentária. 2.1. Orçamento público. 2.2. Orçamento público no Brasil. 2.3. O ciclo orçamentário. 2.4. Orçamento-programa. 2.5. Planejamento no orçamento-programa. 2.6. Or ç amento na  Cons t i tui ç ão da  Repúbl i c a .  2.7.  Conc e i tua ç ão  e   c l a s s i f i c a ç ão de   r e c e i t a públ i c a .  2.8.  Cl a s s i f i c a ç ão or ç ament á r i a  de   r e c e i t a  públ i c a  por   c a t egor i a   e conômi c a  no Br a s i l .  2.9.  Cl a s s i f i c a ç ão de  ga s tos  públ i cos .  2.10.  Tipos  de   c r édi tos  or ç ament á r ios . 2.11. Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101/2000. 3. Noções de Matemática Financeira. 3.1. Matemática financeira: números e grandezas proporcionais.
3.2.  Ra z ão  e  propor ç ão.  3.3.  Divi s ão propor c iona l .  3.4.  Regr a s  de   t r ê s   s impl e s   e   composta. 3.5. Porcentagem. 3.6. Taxas de juros: nominal, efetiva, real, equivalente e aparente. 4. Noções de Administração de Recursos Humanos. 4.1. Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. 4.2. A função do órgão de Recursos Humanos: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. 4.3. Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho. 4.4. Competência interpessoal. 4.5. Gerenciamento de conflitos.
4.6.  Ge s t ão de  pe s soa s  do quadro própr io  e   t e r c e i r i z ada s .  4.7.  Re c rut amento  e  Se l e ç ão: t é cni c a s   e  proc e s so de c i sór io.  4.8.  Ava l i a ç ão de  De s empenho:  obj e t ivos ,  mé todos ,  vantagens e desvantagens. 4.9. Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de ne c e s s idade s ,  progr ama ç ão,   exe cuç ão  e   ava l i a ç ão.  4.10.  Ge s t ão por   compe t ênc i a s .  5. Noções de Administração de Recursos Materiais. 5.1. Dimensionamento e controle de e s toque s .  5.1.1.  Obj e t ivos  de   e s toque .  5.1.2.  Pr evi s ão pa r a   e s toque s   (mé todos ) .  5.2. Custos de estoque. 5.2.1. Custo de armazenagem. 5.2.2. Custo de Pedido. 5.2.3. Custo de falta de estoque. 5.3. Lote econômico. 5.3.1. Lote econômico de compra. 5.3.2. Lote econômico de fabricação. 5.4. Sistemas de controle de estoques. 5.4.1. Sistema duas gavetas. 5.4.2. Sistema dos máximos mínimos. 5.4.3. Sistema das revisões periódicas.
5.4.4. MRP, MRP II. 5.4.5. Just-in-time. 5.4.6. Kanban. 5.5. Avaliação de estoques. 5.5.1. Custo médio. 5.5.2. Método PEPS (FIFO). 5.5.3. Método UEPS (LIFO). 5.5.4.Cus to de   r epos i ç ão.  5.5.5.  Es tudo  compa r a t ivo.  5.6.  Ope r a çõe s  de   a lmoxa r i f ado.  5.6.1.Localização de materiais. 5.6.2. Classificação e codificação de materiais. 5.6.3. Inventário. 5.6.4. Embalagem. 5.6.5. Estocagem de materiais. 5.7. Movimentação de materiais. 5.7.1. Equipamentos de movimentação. 5.7.2. Transportes contínuos. 5.8. Gestão de e s toque s .  5.8.1.  Re c ebimento.  5.8.2.   Inspe ç ão.  5.8.3.  Conf e r ênc i a .  5.8.4. Pagamento. 5.8.5. Rotatividade. 5.8.6. Produtividade. 5.9. Gestão de Compras. 5.10. Gerenciamento
da cadeia de suprimentos. 5.11. Logística.

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