Journals Cambridge Online widget PSC

AddThis

Bookmark and Share

Plaxo Badge

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

gatekeeping ou porteiro de noticias, uma função em extinção

Últimos posts
Os blogs são peça essencial no jornalismo contemporâneo apesar de críticas e questionamentos
A “gritometria” como ferramenta de participação do leitor
Jornalismo multimídia online desafia rotinas e valores da profissão e da sociedade
A grande conversa sobre o Twitter
O caos criativo na internet e as opções do jornalismo

Weblogs de referência
Atrium
PressThink
Contra a Clicagem Burra
Cyber Journalist
Buzzmachine
Holovaty
Intermezzo
e-Periodistas
Editors Weblog
Writing for the Web
eCuaderno
Guardian OnlineBlog
Jornalismo e Comunicação
Transnets - Francis Pisani
Common Sense Journalism
Comunisfera
Contentious
CyberSoc
Behind the News
Ecosphere
Global Voices
Journalism Hope
Journalistic.co.uk
El Cuarto Bit
Social Media
Notes from a Journalism Teacher
MediaCitizen
News Dissector
Online Journalism News
Ponto Media
Rebuilding Media
Steve Outing
E-Media Tidbits
GJol
Periodismo Ciudadano
Pedro Doria
Laudas Críticas

Websites de referência
Carnegie Reporter
Columbia Journalism Review
Online Journalism Review
Media Center
Poynter Online
Online News Association
Creative Commons
Chasqui
Oxford Internet Institute
Panopticon - Facom - UFBA
OnlineJournalism.com

Textos de referência
*Abandoning the News
*History of online journalism
*Reputation Systems
*We the Media
*Como las audiencias están modelando el futuro de las noticias y la información
* Smart Mobs
* Implicit Structure and the Dynamics of Blogspace
* Journalism under Fire
* Modelling the First Generation of News Media in the World Wide Web
* Buzz, Blogs and Beyond
* Towards professional participatory storytelling in journalism and advertising
* The Emergence of The Progressive Blogosphere
* We are the Web
* Civic Commons in Cyberspace
* Fixing Journalism
* Blogs, a Global conversation
* The Big Media Meets the Bloggers
* The Blogging Revolution
* The Hyperlocal Citizen Media

FUROR INFORMACIONAL Da vaga lembrança Por Paulo Nassar em 23/12/2008 Reproduzido do Terra Magazine, 20/12/2008 Vivemos dentro de uma grande máquina



http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=517FDS006

FUROR INFORMACIONAL
Da vaga lembrança

Por Paulo Nassar em 23/12/2008

Reproduzido do Terra Magazine, 20/12/2008

Vivemos dentro de uma grande máquina de esquecimento. Nela, o hábito é produzir enlouquecida e velozmente informação, claro que nem sempre nova. Notícia efêmera, fugaz, que foge da interpretação e de uma possível geração de conhecimento, porque é informação que objetiva estimular e acelerar a produtividade e o consumo, sem se importar com uma grave conseqüência: o alto custo social e ambiental. Nem mesmo a destruição de instituições, empresas, sociedades e comunidades inteiras parece nos tocar, alertar, ensinar.

Já não nos lembramos mais de nada que tenha acontecido há mais de 20 minutos, um atestado da nossa triste condição de prisioneiros do momento, do instante. Contra a memória, é possível apostar – e ganhar. Ela, a cada dia é elevada à condição de mito administrado. A memória que quer se tornar viva é alvo de reação.

Nos últimos meses, na Espanha, estabeleceu-se uma grande discussão pública sobre responsabilidade histórica com o objetivo de identificar os milhares de mortos republicanos, assassinados pelos franquistas, durante a Guerra Civil espanhola e, até então, jogados em valas coletivas. É um tema traumático. E nos lembra os debates sobre os presos políticos, torturados e desaparecidos, no Brasil, Argentina, Chile e outros países sul-americanos, nas respectivas ditaduras dos últimos 40 anos.

Residência eleitoral

Paraná

Paraná

Antonio Marcos Gasparin

Até o presente minuto, Antonio Marcos Gasparin criou 0 debate(s) no Democracia, inseriu 0 comentário(s) nos debates criados por outros usuários e participou com 0 comentário(s) de seu(s) próprio(s) debate(s). 0 foi o total de "apóio" clicado por Antonio Marcos Gasparin em debates elaborados por terceiros, enquanto 0 entrega o número de "apóio" conferidos para si próprio(a). Já com relação aos megafones, o total de cliques efetuados por Antonio Marcos Gasparin até o momento é 0 , sendo positivo(s), 0 negativo(s) e 0 megafone(s) em seus próprios comentários. Destes, 0 megafone(s) foi(foram) positivo(s), enquanto 0 foi(foram) negativo(s). Antonio Marcos Gasparin vem participando dos abaixo-assinados criados no Democracia com 0 assinatura(s) e até agora criou 0 abaixo-assinado(s).

http://beta.democracia.com.br/duvidas/dicas.php

Sete dicas para a redação

1. Concisão:
cortar palavras desnecessárias facilita a leitura, principalmente em um meio de comunicação veloz como a internet

2. Objetividade: vá direto ao ponto, sem rodeios, para que todos entendam rapidamente a sua mensagem

3. Clareza: escolha palavras compreensíveis a todos, escrever difícil não é escrever bem

4. Sustentação: use argumentos sólidos e referências em links e imagens para fundamentar o seu debate

5. Credibilidade: lembre-se que o português correto e o embasamento dos textos são itens fundamentais para que compartilhem da sua causa

6. Público-alvo: tente se colocar no lugar do seu leitor, faça perguntas a si mesmo e veja se seu texto as responde

7. Interatividade: escreva de modo convidativo, sem linguagem publicitária, mas com ritmo e criatividade

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/blogs.asp?id_blog=2&id={B33D6F6B-AA85-4E2F-9CC0-3CC78957A6E0}

Código Aberto Início > Blogs > Código Aberto + A | - A
Os blogs são peça essencial no jornalismo contemporâneo apesar de críticas e questionamentos
Postado por Carlos Castilho em 1/10/2009 às 12:19:19 PM

A maioria dos jornalistas ainda resiste à idéia de que os blogs tendem a ser um componente obrigatório na atividade informativa. As restrições vão desde a questão da credibilidade até à caracterização dos blogs como veículos de opiniões pessoais e como ambiente para fofocas de bairro.

Embora essas restrições e questionamentos tenham algum tipo de fundamento, elas dificultam a percepção de uma realidade mais ampla, em que fica cada vez mais claro que sem os blogs a imprensa, como a entendemos hoje, deixa de ser viável para se transformar apenas numa newsletter para segmentos restritos do público consumidor de informações.

A inviabilidade da sobrevivência do modelo atual de produção de notícias vem do fato de que os jornais, rádios, emissoras de televisão e até as páginas noticiosas na Web não têm mais condições de cobrir, apenas com o seu staff, toda a ampla agenda de interesses do público.

É uma situação quase matemática. A agenda de interesses cresceu exponencialmente por conta da avalancha informativa gerada pela internet, ao mesmo tempo em que as receitas das empresas jornalísticas caíram vertiginosamente por conta da migração publicitária para a Web e da mudança de hábitos dos consumidores de notícias. A conta não bate.

A única alternativa que parece viável no momento é ver os blogs não como um obstáculo, mas como um componente do processo de produção de notícias jornalísticas. Mas para isto é preciso levar em conta algumas especificidades deste tipo de ferramenta de comunicação:

1) Os blogs têm duas características centrais: a temática local e a publicação de opiniões pessoais.

2) A preocupação com o local vem da própria natureza do blog, produzido em quase 90% dos casos por indivíduos cuja principal característica é conhecer bem uma área geográfica ou um determinado campo de conhecimento, hobby ou profissão. Em teoria, todas as duas áreas são de grande interesse jornalístico pelo potencial de produzir notícias.

3) O caráter opinativo dos blogs é uma decorrência da qualificação intelectual dos seus autores, em geral indivíduos que dominam muito bem determinadas áreas do conhecimento mas não podem ter a função testemunhal de um jornalista profissional ou de um blogueiro quando estes se encontram no local onde ocorrem os fatos. Aqui, também, em teoria, o blog opinativo pode ter uma função chave na contextualização de noticias jornalísticas.

Procurando ver a floresta e não apenas as árvores, é possível constatar que um blog local pode virar peça da informação global com a mesma importância, ou até maior, do que os correspondentes estrangeiros ou enviados especiais. Um blogueiro de Tegucigalpa faz jornalismo local ao publicar informações sobre a crise hondurenha, mas ganha status global quando suas informações servem de base para o material jornalístico Capa da Times sobre blogs em 2006da imprensa internacional.

Menosprezar os blogs alegando que eles só repercutem o que é publicado na imprensa convencional é ver apenas uma parte do problema, ignorar de onde vem a notícia nos dias de hoje e tentar preservar um certo ar elitista do jornalismo.

Visto nesta perspectiva, é absurdo descaracterizar o blog pelo fato de ser local e produzido por uma pessoa. O que a imprensa deveria fazer é cultivar de forma cada vez mais intensa e sistemática o que especialistas como o australiano Axel Bruns[1] chamam de gatewatching, em oposição ao gatekeeping.

Em vez de priorizar a seleção de notícias que serão passadas ao público (gatekeeping ou porteiro de noticias, uma função em extinção), os profissionais deveriam preocupar-se mais em procurar saber o que está sendo publicado nos blogs (gatewatching) para identificar fatos e tendências novas que serão usadas para informar leitores, ouvintes e telespectadores.

A outra grande questão é a da credibilidade dos blogs, um tema bem mais complexo porque mexe com valores vigentes há séculos e que se baseiam no principio de que determinadas pessoas ou instituições têm o poder de certificar o que é verdadeiro ou falso.

No contexto da avalancha informativa, os instrumentos tradicionais como checagem de notícias, imparcialidade, isenção e objetividade passam a ter cada vez mais um caráter relativo já que dificilmente uma redação terá condições de chegar à essência dos fatos dada a complexidade das notícias e o ritmo frenético de publicação das mesmas. A imprensa não pode mais garantir sozinha toda a verdade porque isto é materialmente impossível. O mesmo mecanismo se aplica aos blogs.

Assim, tanto os jornalistas como os consumidores de informação e os próprios blogueiros não têm outra alternativa senão apoiar-se na chamada leitura crítica, que não tem nada de pejorativo e nem está baseada na desconfiança. A leitura crítica, sobre a qual poderemos conversar mais noutro post, está fundamentada na dúvida gerada pela constatação acaciana de que ninguém é dono da verdade.

Se ninguém pode saber tudo, todos nós temos algo que desconhecemos, algo sobre o qual temos dúvidas. Ter dúvidas na atividade jornalística é adotar a leitura crítica como ferramenta para aumentar a credibilidade na informação.



[1] Bruns é o autor do livro Gatewatching, Collaborative Online News Production. Ele é professor de jornalismo e doutor em comunicação.

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/

Índice
imprensa em questão
Há momentos em que a classificação temática que reina nos grandes jornais brasileiros parece gritantemente arcaica. E como os jornais dão o tom e definem os paradigmas jornalísticos dos demais meios de comunicação, a mesma decrepitude fica visível na mídia eletrônica, com a agravante de que, sendo mais recente e moderna, deveria obrigatoriamente diferenciar-se através da inovação.
monitor da imprensa
As duas emissoras fechadas pelas autoridades hondurenhas transmitiam regularmente ligações do presidente deposto. Um porta-voz da polícia afirmou que o Canal 36 e a Rádio Globo foram fechadas por terem incitado a revolta popular. As restrições às liberdades civis devem ser mantidas por 45 dias, e expiram duas semanas antes da data marcada para a eleição de um novo presidente.
circo da notícia
Seguir a Constituição significa liberar os meios de comunicação para que publiquem o que quiserem, sujeitos, porém, a processos judiciais. Em princípio, tudo OK. Na prática, a coisa é um pouco diferente. Os processos são lentos, de tal maneira que a reparação de eventuais danos fica para muito mais tarde, sem efeito aparente.
armazém literário
Quem lê, escreve melhor, pois domina um código que para a fala chega a ser estranho, tendo em vista os contextos. Todos os outros usuários da língua utilizam com discernimento os dois códigos, já que a língua semelha uma roupa. Os leitores não vão à praia em traje de gala ou passeio completo e não recebem o diploma de curso superior vestindo sunga ou biquíni.
interesse público
Elaborado pelo FNDC, o Programa para a Democratização da Comunicação no Brasil tem como uma de suas premissas estratégicas a constituição do controle público sobre o conjunto de sistemas de comunicação no país. Para a entidade, a Conferência é o espaço propício à formulação de políticas públicas que fortaleçam essa elaboração.
feitos & desfeitas
Elaborar a vida de forma individualizada durante todo o ciclo de história da humanidade nunca representou consistência temporal. A construção do comportamento humano sempre se espelhou nos reflexos que esta causaria. Sendo o ser humano um ser social por natureza ou condição, compreende-se que na sociedade ele se constrói. Dentro da sociedade ele se encontra e é encontrado.
diretório acadêmico
Por mais violenta que fosse a atitude do governo militar junto à sociedade, havia o respaldo de setores civis. Isso porque a política adotada pela ditadura favorecia a concentração de renda para as classes mais altas, bem como elegia uma proposta de realizar obras “faraônicas” estimuladas por incentivo do governo norte-americano.

BLOGANDO... AMG@gmail.com - amgasparin.blogspot.com

BLOGANDO

BLOGANDO!
Powered By Blogger

Luz para todos!

Luz para todos!

Marcos.

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Marcos.