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terça-feira, 18 de janeiro de 2011

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Coleção Meira Mattos



Até o 1º quadrimestre de 2007, inclusive, a Revista Científica da ECEME recebeu como título a sigla PADECEME (Programa de Atualização dos Diplomados pela ECEME).



A partir do 2º quadrimestre de 2007, recebeu o título "Coleção Meira Mattos", homenagem da ECEME ao insigne chefe militar por sua profícua obra dedicada aos estudos da geopolítica e da estratégia nacionais.



Normas para Redação de Artigos



Solicitamos que sejam observadas as seguintes regras de formatação do arquivo:



1 - Papel formato A4 (21,0cm X 29,7 cm), digitado ou datilografado somente no anverso da folha;

2 - Formato do arquivo: ".doc";

3 - Número de caracteres: De 40.000 a 60.000 (incluindo os espaços);

4 - Letra do texto n. 12 (Times New Roman);

5 - Espaço 1.5 entre linhas;

6 - Alinhamento: justificado;

7 - Recuo: 2 cm na primeira linha de cada parágrafo, (recuo esquerdo: 2cm, recuo direito: nenhum);

8 - Margens: 2 cm para direita e inferior e 3 cm para superior e esquerda;

9 - Citações: Letra n. 11 (Times New Roman), espaçamento simples e recuo de 4cm;

10 - Notas de Rodapé: Letra n. 10 (Times New Roman), espaçamento simples;

11 - Currículo Resumido: Em nota de rodapé na primeira página.



Enviar para: cee@eceme.ensino.eb.br



20

De Olho no Mundo



21

PADECEME On-Line



Os artigos poderão conter assuntos diversos tais como opiniões, experiências, relatórios de operações ou artigos comentados de periódicos (revistas, livros, etc), atendendo-se às formalidades aqui listadas:



1) Identificar-se, inserindo no final do texto: o nome completo / posto / nome de guerra em negrito / OM / e-mail / maior titulação que possui (SFC).



2) Enviar o artigo para a ECEME (DD - não científico ou CEE - científico) em duas vias: uma, em mídia e outra, impressa e assinada. A via digital poderá ser remetida para o endereço padecemeonline@eceme.ensino.eb.br



3) Realizar uma verificação gramatical no texto elaborado, antes da remessa à ECEME.



4) A fim de agilizar a divulgação do artigo, aceitar que sejam realizadas as correções gramaticais julgadas coerentes pela Escola, desde que não haja prejuízo do conteúdo do texto enviado.



5) Formatação da página: superior e esquerda - 3 cm; direita e inferior - 2 cm.



6) Texto em "arial 12"; espaço simples; termos estrangeiros em itálico.



7) Tamanho sugerido: de 02 (duas) a 04 (quatro) páginas.



8) As idéias apresentadas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.





Não existem documentos nesta categoria Praça General Tibúrcio, 125 - Praia Vermelha - Urca - Rio de janeiro/RJ - CEP: 22.290-270

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FAX: (21) 2542-5454
Ritex do PABX: 802-3800



Última atualização: 13 de dezembro de 2010 - 1º Ten OTT Info Lins

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Identificação TítuloCaso o(a) Sr(a) não consiga acessar a legislação desejada, esclarecemos:



1. "O Guardião do Saber" não se responsabiliza pelo funcionamento dos sites externos (Portais), porém os indicados são seguros e neles é possível a consulta à legislação.



2. Situações que podem ocorrer:

Problema Recomendação

O site não se "apresenta" ou "não abre". Ele pode estar desligado ou "fora do ar" temporariamente, para manutenção. Pode ser tentada a consulta:

- em outro site indicado (se houver);

- adicionalmente, pode ser tentado um site de busca (Google, Altavista, Cadê etc.), contudo neles pode haver legislação desatualizada ou que não está vigente.

Caso seu navegador seja o Firefox e ao clicar em um Portal, indicado pelo Guardão, apareça um quadro com os dizeres: "Esta conexão não é confiável" Isto ocorre porque o site não certificou aquele navegador (Firefox), porém não há risco em continuar nesta tela e deve ser feito o que se segue:

- clicar sucessivamente em "Entendendo os riscos"; "Adicionar exceção" e "Confirmar exceção"; e

- com a certificação individual, a partir daí a consulta poderá ser feita.

Caso seu navegador apresente muita dificuldade para acessar a legislação desejada Se o Sr(a) possui o Internet Explorer (IE) instalado em seu computador e considerando que quase todos os sites têm certificação junto a esse navegador, pode ser "copiado" o site desejado e "colado" na página do IE, clicar ENTER e realizar a consulta.

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O presente instrumento destina-se a fornecer ao oficial aluno e ao candidato um diagnóstico relativo às suas condições de expressão escrita, de entendimento do método e de conhecimento.



O barema constante do arquivo abaixo será utilizado durante o Curso para a correção das verificações e é a base para a montagem dos baremas das questões do Concurso de Admissão. O oficial que desejar aprimorar o seu treinamento para o concurso de admissão à ECEME, solucionando os objetivos específicos das Unidades Didáticas do PLADIS, poderá utilizar-se do mencionado barema para realizar a sua autoavaliação, isto é, redigir as soluções procurando observar o contido no referido instrumento ou solicitar a oficiais do QEMA para que corrijam os seus trabalhos à luz do presente referencial.



MODELOS DA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO Arquivos

Modelo para a Servidão ANALISAR

Modelo para a Servidão APRESENTAR

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Modelo para a Servidão COMPARAR

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Guia de Autoavaliação - Expressão Escrita





O presente instrumento destina-se a fornecer ao oficial aluno e ao candidato um diagnóstico relativo às suas condições de expressão escrita, de entendimento do método e de conhecimento.



O barema constante do arquivo abaixo será utilizado durante o Curso para a correção das verificações e é a base para a montagem dos baremas das questões do Concurso de Admissão. O oficial que desejar aprimorar o seu treinamento para o concurso de admissão à ECEME, solucionando os objetivos específicos das Unidades Didáticas do PLADIS, poderá utilizar-se do mencionado barema para realizar a sua autoavaliação, isto é, redigir as soluções procurando observar o contido no referido instrumento ou solicitar a oficiais do QEMA para que corrijam os seus trabalhos à luz do presente referencial.



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Curitiba, 18.01.2011–Blogando…

Parabéns, pra vc, prezado “Caquinho”! Se bem que pela pouca atenção que me dispensa, talvez mereça gentilmente o novo apelido de: “Caquinha” – sem ofensas, nem alusão à sua preferência sexual, qual seja. Trata-se apenas d´uma pitada de galhardia. Uma palhinha do piadista cover candidato à ovação. Claro, não poderia me depreciar. Eis que parabenizado, aproveite o seu dia!

Como era meu costume, não consigo lembrar o termo que utilizava pra conseguir redigir qualquer texto – assim pois utilizo-o, mister “gancho” e… pois não é que estou a escrever?!

A pasmaceira – que ma fez pausar; veio após as pesquisas sobre candidatos às eleições de 2006; fazia em prol da dita monografia que não me saiu da cabeça até agora e menos ainda de meus arquivos ou, pra leigo entender: do papel. Em 2006 cheguei ao meu extremo, quaaaase parei de ler, escutar notícias, escrever. Uma série de eventos, de diversas maneiras – como um passe de mágica - fizeram minha realidade transformar-se. Enquanto eu pensava estar me aniquilando, ao reduzir as atividades intelectuais algo novo acontecia: o futuro estava a me renovar o espírito. Em Janeiro de 2011, creio voltar a aprender a escrever. Uma alfabetização.

A questão atual aqui em terras tupiniquins abrange diversas áreas: política, econômica, social etc. Nesta, o campo da solidariedade face aos eventos catastróficos do RJ, naquela as medidas prementes em resposta à forte valorização da nossa querida moeda e naqueloutra a nova-falsa expetativa de que tudo há de mudar em nosso rico-pobre país. Preciso explicar que nossas riquezas naturais  entre outras qualidades e potenciais utopias ainda não nos fazem partícipes do G-8?

É. Com muito pouco, até que podemos fazer muito. Assim como, alguém pôde descaracterizar nossa nobre ortografia, ao retirarem acentos. Tiram acentos de onde não deveriam, e poem –essa é boa, onde não deveriam – refiro-me ao nr. de parlamentares das câmaras municipais por exemplo. Ou ainda, à questão dos bancos, e outros mais onde possa haver a infamente fila.

Concurseiro que sou, não posso falar mal. Tão pouco – hum, hum, tampouco, quero dizer: preciso escrever bem. Por isso, tenho escrito pouco. No afã de escrever bem, tenho mais lido que escrito, e olha, quanto conteúdo há! Chego ao cúmulo de pensar que escrever é uma perda de tempo. Uma … pretenciosidade, digamos. Por exemplo, somente pra blogar os mapas dos sites de todos os ministérios já é uma celeuma. Catalogar, registrar, acompanhar, detectar, criticar, entender então! Bah! Eis que por hora basta. Hasta, la vista. M.

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