- A área de biotecnologia da ABDI executa diversas ações com parceiros internos e externos, baseadas na Política de Desenvolvimento da Biotecnologia (PDB) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), inserida na Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).
- A ABDI desenvolve, desde sua criação, ações de apoio às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com projetos voltados para as áreas de software, serviços, semicondutores e displays voltados para os setores de telecomunicações, inclusão digital e TV digital.
- A nanotecnologia contribui de forma transversal e significativa para o desenvolvimento da indústria brasileira.
1 - 3
- Este projeto está associado ao programa de Produção Sustentável, contemplado no macroprograma de Destaques Estratégicos da PDP.
Início 4 - 4
- O projeto de Couro, Calçados e Artefatos, criado em 2006 pela ABDI, busca elevar a competitividade das empresas do setor no mercado nacional e internacional, com ações de curto, médio e longo prazo, explorando novos nichos de mercado acessíveis ao patamar brasileiro.
- A ABDI participa das discussões do setor de Petróleo & Gás no âmbito da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), e deverá liderar, numa iniciativa inédita, um projeto co-financiado pelo Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do MERCOSUL (FOCEM), além de atuar com um conjunto de outras instituições, públicas e privadas, da Rede de Melhoria de Gestão da Cadeia de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras.
- O Programa de Competitividade Setorial Automotivo da ABDI busca promover a construção de uma visão de futuro compartilhada para promover o aumento da competitividade, o desenvolvimento tecnológico e a melhoria do padrão das autopeças brasileiras, gerando condições para que o setor possa competir no mercado internacional.
1 - 3
- O projeto Aeronáutico da ABDI tem como objetivo contribuir para a articulação, construção, coordenação, monitoramento e avaliação de estratégias para elevar a competitividade e inovação das empresas brasileiras do setor no mercado mundial da aviação – considerado de alto valor agregado e com grande capacidade de difusão das novas tecnologias.
- A ABDI, por meio do Plano de Desenvolvimento Setorial (PDS) de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
- O Programa de Competitividade Setorial da Construção Civil da ABDI planeja e executa, de forma integrada com os setores público e privado, ações para o setor, visando a promoção e o desenvolvimento da indústria nacional, por meio de estímulo à inovação tecnológica de produtos e processos.
Início 4 - 6
- O projeto Eletrônica para Automação, criado em 2006 pela ABDI, objetiva o fortalecimento e modernização do setor de Automação Industrial, Comercial, Bancária e Predial, visando a ampliação da capacidade inovadora das empresas e a mudança do seu patamar competitivo nos panoramas nacional e internacional.
- O Projeto Complexo Industrial de Defesa tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de ações para o fortalecimento da cadeia produtivo deste complexo, em articulação com a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) – Defesa e a Estratégia Nacional de Defesa, do Ministério da Defesa.
- O Programa de Competitividade Setorial da Indústria Marítima da ABDI, estabelecido em 2008, tem como objetivo apoiar e contribuir para a elaboração de uma estratégia voltada para o desenvolvimento da indústria marítima e naval brasileira além de identificar o potencial de integração de atividades da indústria marítima e naval no Mercosul.
Início 7 - 9
- Este projeto está associado ao programa de competitividade setorial – Siderurgia.
- O projeto Equipamentos Médico-Hospitalares, Odontológicos e de Laboratórios promove a melhoria da gestão de processos e produtos, além de buscar o fortalecimento e modernização das indústrias nacionais do setor.
- O Programa de Competitividade Setorial de Transformados Plásticos objetiva a articulação, a construção, a coordenação, o monitoramento e a avaliação de uma estratégia competitiva para cadeias produtivas, por meio do Plano de Desenvolvimento Setorial (PDS) e do Plano Estratégico Setorial (PES) capazes de apoiar a execução das Agendas de Ação da Política de Desenvolvimento Produtivo, bem como de projetos oriundos das Agendas de Ação.
Início 10 - 12
- O Programa de Competitividade Setorial (PCS) de Têxtil e Confecção foi criado pela ABDI para apoiar ações que garantam a competitividade das empresas brasileiras do setor.
- Iniciado em 2006 pela ABDI, a partir de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), o projeto de Frutas Processadas tem como objetivo aumentar o mercado das pequenas e médias empresas no processo de industrialização das frutas produzidas no país, ampliando seus efeitos sobre o desenvolvimento regional do setor.
- O projeto Bens de Capital desenvolve, em conjunto com os setores público e privado, ações e projetos para o setor de Máquinas e Equipamentos, visando a promoção e o desenvolvimento da indústria nacional, por meio de estímulo à inovação tecnológica de produtos e processos.
Início 13 - 15
- O Projeto de Competitividade Setorial (PCS) de Fármacos e Medicamentos foi criado em 2010 para apoiar o fortalecimento da cadeia produtiva farmacêutica brasileira e fomentar as discussões sobre a constituição de ações referentes ao desenvolvimento do setor.
- Este projeto está associado ao programa de competitividade setorial – Mineração.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário