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sexta-feira, 2 de julho de 2010

Orzil Consultoria - www.orzil.org

Operacionalização do SICONV ( II )
4º Turma!

Curso Avançado: empenho, assinatura, publicação, nota fiscal, licitação, incluir fornecedores e dirigentes, contrato, liquidação, pagamento, termo aditivo e gerar prestação de contas.

20 e 21 de julho de 2010 – Brasília/DF

Apresentação

O Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV, aberto para acesso ao público via rede mundial de computadores – internet, por meio de página específica, deverá ser utilizado para todos os atos de celebração, execução, acompanhamento e prestação de contas de convênios e contratos de repasse, firmados com recursos da União. O objetivo é garantir a transparência e consequentemente a boa e regular aplicação dos recursos públicos.

A medida vai atingir todos os órgãos do Governo Federal que desenvolvem programas e projetos financiados por transferências voluntárias e todas as instituições municipais, estaduais e organizações não-governamentais que firmarem convênios com a União, conforme disposto nos recentes normativos.

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, apóia os órgãos setoriais do SICONV nas questões de operacionalização do Sistema, conforme disposto no artigo 5o da Portaria Interministerial no 165, de 20 de junho de 2008.

Como o SICONV, lançado em setembro de 2008, é Sistema complexo, estima-se que sua consolidação efetiva dar-se-á no prazo de 3 a 5 anos. Ao longo desse tempo, passará gradativamente por diversas mudanças programáticas e operacionais, exigindo constante acompanhamento e atualização por parte dos gestores e técnicos.

Este curso foi desenvolvido para oferecer elementos atuais, práticos e objetivos aos profissionais envolvidos na gestão de convênios e outros repasses congêneres no que tange à adequada operacionalização do SICONV e Portal dos Convênios.

Objetivos

Capacitar profissionais para atuar como técnicos na operacionalização do SICONV e Portal dos Convênios nas fases avançadas de celebração, execução, fiscalização e prestação de contas de convênios, assegurando maior eficiência à Administração Pública.

Metodologia

A metodologia do curso é interativa e estimula a prática operacional; alterna exposição dialogada, troca de experiências entre concedente e convenente, exemplos e exercícios práticos (simulação), com acesso on lineao Sistema, mediante disponibilização de um computador para cada três participantes, metodologia que facilitará o aprendizado do grupo.

A Orzil, ciente dos riscos que envolvem realizar curso dessa natureza on line, providenciou cabeamento para os computadores, rede sem fio wireless (plano B) e apostila com o passo a passo (plano C), este último para o acompanhamento e a eventualidade de o SICONV em algum momento ficar off line.

Público-Alvo

- Operadores do SICONV.
- Gestores e servidores públicos.
- Auditores e Controladores internos e externos.
- Procuradores, Advogados, Administradores, Prefeitos, Vereadores e Consultores.
- Servidores públicos das áreas de Contratos, de Projetos, Financeiras e Jurídicas.
- Membros de Comissão de Licitação, Pregoeiros e Equipes de Apoio.
- Funcionários do Sistema “S”, OSCIPs, OSs, ONGs, Fundações, Universidades, Autarquias e Empresas Estatais que utilizam recursos federais.
- Profissionais e especialistas voltados para a prática técnico-financeira dos recursos públicos.
- Secretários, Assessores, Diretores, Coordenadores e Assistentes do Poder Executivo Federal.
- Servidores e funcionários das instituições federais de ensino de pesquisa científica e tecnológica.

Programação

I – Noções Gerais


- Destaques do Portal do Convênio
- Novas funcionalidades
- Revisando as propostas, planos de trabalho e termos de referência
- Estudo sobre os perfis do convenente
- Estudo sobre os perfis do concedente
- Possibilidades de pesquisa no Siconv

II - Novas funcionalidades disponibilizadas no Portal e no SICONV

- Restruturação da barra de menu superior apresentando as opções "Acesso Livre", "Capacitação", "Legislação", "Publicações", "Manuais do Sistema", "Perguntas Frequentes" e "Ajuda".
- Atualização e reorganização do conteúdo de "Perguntas Frequentes", em conteúdo legislativo e operacional, facilitando a busca/pesquisa e a navegabilidade.
- Reorganização das funcionalidades de cada menu por ordem alfabética.
- Implementação do ajuste do plano de trabalho após celebração do convênio/contrato de repasse.
- Consulta no SICONV dos dados de formalização dos convênios legados, celebrados após 29/05/2008, do SIAFI.

III – Registro nos Bancos Oficiais

- Rotina de Abertura Automática
- Prazo de registrar dados
Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil
- Registro de Dados
- Indicação do Agente Financeiro

IV – Celebração do Convênio (Fase Avançada)

Conceitos
- Possibilidades de complementação
- Registrar TV
- Gerar número da UG de transferência voluntária – UGTV
Registrar no SIAFI e SIASG
Ordem Bancária de Transferência Voluntária - OBTV
- Pré-empenho e Nota de Crédito - NC
Nota de Empenho e envio de lote
- Cadastrar Minuta de Convênio
- Análise jurídica do concedente
- Upload da minuta de convênio e procedimentos necessários
- Registro da assinatura
- Procedimentos para a publicação
- Ordem Bancária
- Aspectos gerais do Cronograma de Desembolso

V – Execução do Convênio

Conceitos
- Aspectos legais da execução
- Licitação entidade privada
- Licitação entidade governamental
- Dados gerais da licitação
- Registro de preço
- Fornecedores
- Dirigentes de fornecedores
- Dados dos itens
- Cotação de itens
- Contrato
- Itens do contrato e associação às metas do convênio
- Documento de Liquidação
- Incluir nota fiscal e recibo
- Tipos de Documentos de Liquidação
- Vinculação de metas, etapas, licitação e itens ao documento de liquidação
- Pagamento
- Inclusão de pagamento
- Detalhamento de pagamento - metas e etapas por recurso do concedente, convenente e rendimento de aplicação
- Vinculo de documento de liquidação ao pagamento

VI – Termo Aditivo

- Conceitos
- Solicitação de alteração
- Possibilidades de solicitação de alteração
- Aspectos gerais da tramitação
- Envio de solicitação de alteração
- Análise da solicitação de alteração pelo concedente: área técnica e jurídica
- Registro de termo aditivo
- Registro por tipo de termo aditivo
- Procedimentos de termo aditivo por tipo

VII – Fiscalização (Módulo em fase de finalização - SICONV)

- Representante designado e registrado
- Registro dos atos de acompanhamento da execução
- Estudo sobre os perfis

VIII – Gerar Prestação de Contas (Módulo em fase de finalização - SICONV)

- Conceitos e aspectos gerais
- Relatório de cumprimento de objeto
- Registro da omissão do dever de prestar contas
- Registro do recebimento da prestação de contas
- Registro da aprovação da prestação de contas
- Registro da não aprovação da prestação de contas

- Registro de inadimplência

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