Journals Cambridge Online widget PSC

AddThis

Bookmark and Share

Plaxo Badge

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

FUROR INFORMACIONAL Da vaga lembrança Por Paulo Nassar em 23/12/2008 Reproduzido do Terra Magazine, 20/12/2008 Vivemos dentro de uma grande máquina



http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=517FDS006

FUROR INFORMACIONAL
Da vaga lembrança

Por Paulo Nassar em 23/12/2008

Reproduzido do Terra Magazine, 20/12/2008

Vivemos dentro de uma grande máquina de esquecimento. Nela, o hábito é produzir enlouquecida e velozmente informação, claro que nem sempre nova. Notícia efêmera, fugaz, que foge da interpretação e de uma possível geração de conhecimento, porque é informação que objetiva estimular e acelerar a produtividade e o consumo, sem se importar com uma grave conseqüência: o alto custo social e ambiental. Nem mesmo a destruição de instituições, empresas, sociedades e comunidades inteiras parece nos tocar, alertar, ensinar.

Já não nos lembramos mais de nada que tenha acontecido há mais de 20 minutos, um atestado da nossa triste condição de prisioneiros do momento, do instante. Contra a memória, é possível apostar – e ganhar. Ela, a cada dia é elevada à condição de mito administrado. A memória que quer se tornar viva é alvo de reação.

Nos últimos meses, na Espanha, estabeleceu-se uma grande discussão pública sobre responsabilidade histórica com o objetivo de identificar os milhares de mortos republicanos, assassinados pelos franquistas, durante a Guerra Civil espanhola e, até então, jogados em valas coletivas. É um tema traumático. E nos lembra os debates sobre os presos políticos, torturados e desaparecidos, no Brasil, Argentina, Chile e outros países sul-americanos, nas respectivas ditaduras dos últimos 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOGANDO... AMG@gmail.com - amgasparin.blogspot.com

BLOGANDO

BLOGANDO!
Powered By Blogger

Luz para todos!

Luz para todos!

Marcos.

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Marcos.