terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
2010 2011 BNDES
I. Métodos Quantitativos: probabilidade e estatística (distribuições de freqüência; medidas de dispersão; testes de hipótese;ajustamento de curvas; correlação e regressão). II. Fundamentos Econômicos: microeconomia (teoria do consumidor; teoria da firma;oferta e demanda; elasticidades; equilíbrio de mercado; economias e deseconomias de escala; oferta em mercados competitivos;monopólio e concorrência monopolística; oligopólios; externalidades; categorias de bens: privados, públicos, comuns e naturais).Macroeconomia (contabilidade nacional; produto e renda; componentes básicos do produto nacional; determinação da renda; balançode pagamentos e regimes cambiais). Desenvolvimento econômico. Formação econômica do brasil. Mecanismos de financiamentointernacional. Sistema financeiro nacional. III. Raciocínio Lógico. IV. Análise de Empreendimentos: matemática financeira. Análise deinvestimentos. Contabilidade financeira e gerencial (análise de demonstrativos econômico‐financeiros e de projeções financeiras).Elementos de análise financeira de empreendimentos (estrutura de capital, política de dividendos e análise de risco). Definição do valordas empresas (“valuation”). Mercado de capitais (mercados eficientes, administração de carteira, critérios de diversificação, capm,wacc, derivativos, opções, títulos). Análise de projetos estruturados (project finance): análise de viabilidade do projeto, arranjos degarantia e plano de financiamento. Análise estrutural de indústrias. Análise da concorrência. Vantagens competitivas. Estratégiasempresariais. Lei de responsabilidade fiscal. V. Análise Setorial: compreensão de índices de concentração setorial, estrutura de ofertae demanda do setor, grau de verticalização, grau de abertura do setor, alta/média/baixa tecnologia, grau de internacionalização dasempresas, vantagens comparativas dinâmicas, gargalos de infra‐estrutura, gargalos de pessoal, geração de empregos, encadeamentopara frente e para trás, políticas de conteúdo local, marco regulatório setorial, fontes de financiamento, parceria público‐privada,dentre outros. Especial atenção deve ser dada para alguns setores: energia elétrica, saneamento ambiental, proteína animal,sucroalcooleiro, petróleo e gás, petroquímico, bens de capital, automotivo, tecnologia da informação, farmacêutico, papel e celulose,logística e transportes, mineração, siderurgia e naval. VI. Sustentabilidade: impactos socioambientais de empreendimentos. Legislação ambiental (sisnama, processo de licenciamento, código florestal). Mudança do clima (aquecimento global, protocolo dequioto, economia de baixo carbono, perfil brasileiro de emissões). Amazônia: dinâmica do desmatamento e oportunidades para odesenvolvimento sustentável. Eficiência energética. Energias renováveis. Conceitos de responsabilidade social e ambiental. Ética.Conceitos dos principais indicadores sociais. VII. Inovação: inovação e desenvolvimento econômico. Tipologia das inovações. Processode difusão tecnológica. Sistema nacional de inovação. Propriedade intelectual. Desenvolvimento de novos produtos. VIII. Gestão:planejamento estratégico; “balanced score‐card”. Gestão de projetos
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